Publicado por: adrianolog | agosto 19, 2008

Economia: gargalos logisticos são principais entraves para exportações-fgv

SAFRAS (18) – A Pesquisa “Competitividade Brasileira nas Exportações”, elaborada pelo GVcelog – Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Abastecimento da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), destacou hoje que custos de transporte, tarifas cobradas por administradores portuários e aeroportuários e a taxa básica de juros brasileira são os principais gargalos para as vendas ao mercado externo. Elaborada no primeiro semestre deste ano com 258 empresas exportadoras brasileiras e multinacionais, a pesquisa identificou 11 fatores que concentram os gargalos do processo de exportação. São eles os incentivos, a competitividade e a tributação, com criticidade considerada muito alta; infra-estrutura, legislação e burocracia, com criticidade alta; oferta logística, documentação, sistemas de informação e acesso a recursos financeiros, com criticidade mediana e limitações da empresa, com criticidade baixa, segundo as próprias companhias.

Foram elencados 172 gargalos que poderiam prejudicar o processo de exportação e a maior parte deles esteve associada à esfera de administração pública.

Pesquisa semelhante desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 855 empresas entre novembro e dezembro de 2007 mostrou que a taxa de câmbio foi considerada um entrave à expansão das exportações por 82,2% das companhias os custos portuários e aeroportuários, por 41,5%; e a burocracia alfandegária, por 38,7%.

O crescimento da participação do Brasil nas exportações mundiais se arrefeceu nos últimos anos e a redução dos investimentos é destacada como uma das causas para a perda de competitividade brasileira.

“Com a alta de juros, há dúvidas se este processo de investimentos, retomado em 2006, se sustentará”, comentou Sandra. “A infra-estrutura é um gargalo importante. Esperamos que as reformas aumentem a oferta de sistemas de transportes e contribuam para a redução dos custos. O grande gargalo a ser enfrentado nos próximos anos pelo Brasil é o logístico”, assinalou a economista.

As informações são da agência Leia.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/safra/2008/08/18/economia_gargalos_logisticos_sao_principais_entraves_para_exportacoes_fgv_1577883.html

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: